
Busca e Apreensão
A busca e apreensão faz parte da investigação policial, é por meio dela que serão coletadas as provas de eventual crime que possam futuramente ser usadas pelo juiz criminal.
O que ocorre muitas vezes é que a autoridade policial comete excessos no cumprimento do mandado, realizando a busca e apreensão de materiais/objetos que não estão descritos no respectivo mandado.É importante que a busca e apreensão seja acompanhada por um advogado, para evitar danos ao patrimônio, desaparecimento de coisas e excesso de apreensão pela polícia.
O mandado de busca apresentado pelos policiais deve conter especificamente todos os detalhes daquela atividade, tais como o endereço do local a ser cumprido o mandado, o nome do proprietário do local/imóvel, deve também mencionar o motivo e a finalidade daquela busca. Tudo deve ser extremamente detalhado neste documento. Por exemplo, a autoridade policial que adentra a residência e realiza a apreensão de objetos que não foram mencionados no mandado, como o celular da esposa e funcionários do suspeito, incorrem em evidente excesso na busca e apreensão.
É o advogado que, ao acompanhar a busca e apreensão, irá analisar o conteúdo do mandado e fiscalizar a atividade e registrar objeções quando a autoridade policial desviar o conteúdo do mandado.
